terça-feira, 2 de outubro de 2007

Federal prega susto em torcedores e é preso

O delegado do Polícia Federal no Acre, Augusto Simões Maia de Almeida, gera tumulto e medo, quando usa sua pistola para ameaçar outro torcedor que estava com a família sentado atrás dele. O fato ocorreu neste domingo no Estádio Arena da Floresta durante a partida Rio Branco e Bahia.
O delegado não teria gostado que restos de cerveja caíssem sobre sua roupa. Num acesso de fúria e abuso de poder pegou sua arma de fogo e quis mostrar as centenas de pessoas que estavam ao seu redor que ele estava acima da lei.A policia militar foi requisitada, mesmo assim o delegado Augusto se negava a entregar a arma e ser preso.
Dos camarotes o governador Binho Marques assistia a tudo e exigiu que o Comandante da Polícia Militar Romário Célio, tomasse alguma providência. O major Julío César foi até o local e conseguiu apreender a pistola e levar o delegado até uma viatura que estava na parte externa do Estádio. Quando terminou o jogo, vitima, delegado, agentes da polícia federal foram para a primeira unidade de segurança pública. O delegado que estava de plantão não quis fazer o boletim de ocorrência.
Outro delegado foi chamado e também se negou. Por último Ilimani Soares, aceitou a missão, mas não quis falar a imprensa. O mais estranho é que todos se trancaram numa sala e quando saíram, o homem ameaçado pelo delegado desistiu de manter a queixa. E ficou apenas no livro da delegacia que Augusto Simões, compareceu no local, fez um acordo teve a arma restituída e foi embora.
Federal vai investigar
Na polícia civil nada mais será apurado, apenas a Superintendência da Polícia Federal promete abrir um procedimento administrativo para apurar o que realmente aconteceu. Em entrevista, o superintendente Dirceu Silva declarou que não pode classificar o que o delegado fez porque só a corregedoria tem esse poder, e as investigações só começam quando Brasília autorizar. Enquanto Isso Augusto Simões continua trabalhando normalmente no cargo. Foi descartado o porte ilegal de arma.
De Acordo com Dirceu, os agentes federais podem andar a armado em qualquer local. “O que nos pedimos aos agentes e delegados é que evitem ficar com as armas em locais onde tenha multidão, quem não toma cuidado acontece esses incidentes infelizes”, ponderou.Sem o boletim da polícia civil, está descartado também a denúncia de que o delegado estaria embriagado na hora em que usou a arma.